Friday, October 27, 2006

Sabadão I



O Abraço Partido – El Abrazo Partido

Argentino, 96 minutos.
Direção: Daniel Burman

Filmaço, mais um show do melhor cinema latino americano do momento.
Os argentinos estão dando banho e este “Abraço Partido” é um ótimo exemplo de como pegar um pequeno universo, no caso uma galeria no centro de Buenos Aires, e reproduzir ali todas as principais questões de qualquer canto do mundo: raciais, religiosas, sociais, emocionais, etc.

O elenco é fantástico e tem um lance de câmera na mão que lembra os bons tempos do Cinema Novo.

Detalhe: a galeria fica na Tucuman, uma rua bem feia de Buenos Aires que tem um monte de lojinhas vagabundas de imigrantes italianos, coreanos, polacos, peruanos e outras pragas, que dá ao filme uma estética meio caótica, mas saudavelmente longe dos ícones turísticos locais que o cinema brasileiro, por exemplo, tão pobremente utiliza.


A Lula e a Baleia – The Squid and the Whale

Americano, 81 minutos.
Direção: Noah Baumbach

Bom exemplar da nova geração de diretores que trabalham nos Estados Unidos e medalhado no Sundance Festival, o filme fala de uma historinha de casamento que estourou o limite de tempo, mas é contada com graça e humor.

Bem escrito, bem dirigido, bem interpretado e com um ingrediente extra: inteirinho rodado no Brooklin, o autêntico subúrbio americano com suas ruas arborizadas, casas ajeitadinhas e aquela vidinha bem modorrenta e sujeita a umas tempestades inesperadas

0 Comments:

Post a Comment

<< Home